Sefer Matitiyahu

Boas novas – Livro de Mateus

Capítulo 28

1Na noite após o Shabat, quando já despontava o primeiro dia da semana, Miriyam de Magadã e a outra Miriyam foram ver o sepulcro.
2E eis que houvera um grande terremoto; pois um anjo de יהוה descera do céu e, chegando-se, removera a pedra e estava sentado sobre ela.
3O seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como a neve
4E de medo dele tremeram os guardas, e ficaram como mortos.
5Mas o anjo disse às mulheres: “Não temais vós; pois eu sei que buscais a Yeshua, que foi pendurado.
6Não está aqui, porque ressurgiu, como ele disse. Vinde, vede o lugar onde Senhor jazia;
7e ide depressa, e dizei aos seus discípulos que ressurgiu dos mortos; e eis que vai adiante de vós para Galiléia; ali o vereis. Eis que vo-lo tenho dito.”
8E, partindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos discípulos.
9E eis enquanto elas iam, Yeshua lhes veio ao encontro, dizendo: “Shalom aleichem.” E elas, aproximando-se, abraçaram-lhe os pés, e o adoraram.
10Então lhes disse Yeshua: “Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão para Galiléia; ali me verão.” E Yeshua apareceu também a Yossef, e o libertou do cárcere. Então o Senhor, ao dar a veste de linho para o servo do Sacerdote, foi até Ya'akov e lhe apareceu. E o Senhor disse-lhe: “Traz uma mesa e pão.”
11Ele tomou o pão e fez a benção e o deu a Ya'akov, chamado O Justo, e disse-lhe: “Meu irmão, come o teu pão, pois o Filho do Homem ressurgiu dentre os que dormem.” E eis que alguns da guarda foram à cidade, e contaram aos principais Sacerdotes tudo quanto havia acontecido.
12E reunidos eles com os anciãos e tendo consultado entre si, deram muito dinheiro aos soldados,
13e ordenaram-lhes que dissessem: “Vieram de noite os seus discípulos e, estando nós dormindo, furtaram-no.
14E, se isto chegar aos ouvidos do governador, nós o convenceremos, e vos livraremos de cuidado.”
15Então eles, tendo recebido o dinheiro, fizeram como foram instruídos. E essa história tem-se divulgado entre os moradores da região de Judéia até o dia de hoje
16Partiram, pois, os onze discípulos para Galiléia, para o monte onde Yeshua lhes designara.
17Quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. E então se aproximou de Kefah, e dos que com ele estavam com Kefah, disse-lhes: “Tomai, tocai-me, e vede que não sou um espírito incorpóreo.”
18E assim eles o tocaram e creram, convencidos tanto por Sua carne quanto por Seu espírito. E, aproximando-se Yeshua, falou-lhes, dizendo: “Assim como meu Pai me enviou eu também vos envio. Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.
19Portanto ide, fazei discípulos em todas as nações em Meu Nome;
20ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.”
 
01020304050607080910111213141516171819202122232425262728