Yehoshua

Josué

Capítulo 8

1E o יהוה disse a Yehoshua: Não temas, nem desmaies; toma contigo toda a gente de guerra, e levanta-te e sobe a Ai. Olha, eu entreguei em tua mão ao rei de Ai, e a seu povo, a sua cidade, e a sua terra.
2E farás a Ai e a seu rei como fizeste a Jericó e a seu rei: somente que seus despojos e seus animais tomareis para vós. Porás, pois, emboscadas à cidade detrás dela.
3E levantou-se Yehoshua, e toda a gente de guerra, para subir contra Ai: e escolheu Yehoshua trinta mil homens fortes, os quais enviou de noite.
4E mandou-lhes, dizendo: Olhai, poreis emboscada à cidade detrás dela: não vos afastareis muito da cidade, e estareis todos prontos.
5E eu, e todo aquele povo que está comigo, nos aproximaremos da cidade; e quando saírem eles contra nós, como fizeram antes, fugiremos diante deles.
6E eles sairão atrás de nós, até que os tiremos da cidade; porque eles dirão: Fogem de nós como a primeira vez. Fugiremos, pois, diante deles.
7Então vós vos levantareis da emboscada, e vos lançareis sobre a cidade; pois o יהוה vosso Deus a entregará em vossas mãos.
8E quando a houverdes tomado, poreis fogo nela. Fareis conforme a palavra do יהוה. Olhai que vos o mandei.
9Então Yehoshua os enviou; e eles se foram à emboscada, e puseram-se entre Betel e Ai, ao ocidente de Ai: e Yehoshua ficou aquela noite em meio do povo.
10E levantando-se Yehoshua muito de manhã, revistou ao povo, e subiu ele, com os anciãos de Israel, diante do povo contra Ai.
11E toda a gente de guerra que com ele estava, subiu, e aproximou-se, e chegaram diante da cidade, e assentaram o campo à parte do norte de Ai: e o vale estava entre ele e Ai.
12E tomou como cinco mil homens, e os pôs em emboscada entre Betel e Ai, à parte ocidental da cidade.
13E o povo, todo aquele acampamento que estava à parte do norte da cidade, colocado já próximo, e sua emboscada ao ocidente da cidade, veio Yehoshua aquela noite ao meio do vale.
14O qual quando o rei de Ai viu, levantou-se prontamente de manhã, e saiu com a gente da cidade contra Israel, ele e todo seu povo, para combater pela planície ao tempo assinalado, não sabendo que lhe estava posta emboscada atrás da cidade.
15Então Yehoshua e todo Israel, fazendo-se de vencidos, fugiram diante deles pelo caminho do deserto.
16E todo aquele povo que estava em Ai se juntou para segui-los: e seguiram a Yehoshua, sendo assim tirados da cidade.
17E não ficou homem em Ai e Betel, que não tivesse saído atrás de Israel; e por perseguir a Israel deixaram a cidade aberta.
18Então o יהוה disse a Yehoshua: Levanta a lança que tens em tua mão até Ai, porque eu a entregarei em tua mão. E Yehoshua levantou até a cidade a lança que em sua mão tinha.
19E levantando-se prontamente de seu lugar os que estavam na emboscada, correram logo que ele levantou sua mão, e vieram à cidade, e a tomaram, e apressaram-se a por-lhe fogo.
20E quando os da cidade olharam atrás, observaram, e eis que a fumaça da cidade que subia ao céu, e não puderam fugir nem a uma parte nem à outra: e o povo que ia fugindo até o deserto, se voltou contra os que o seguiam.
21Yehoshua e todo Israel, vendo que os da emboscada tomaram a cidade, e que a fumaça da cidade subia, voltaram, e feriram aos de Ai.
22E os outros saíram da cidade a seu encontro: e assim foram cercados em meio de Israel, os uns da uma parte, e os outros da outra. E os feriram até que não restou nenhum deles que escapasse.
23E tomaram vivo ao rei de Ai, e trouxeram-lhe a Yehoshua.
24E quando os israelitas acabaram de matar a todos os moradores de Ai no campo, no deserto, onde eles os haviam perseguido, e que todos haviam caído a fio de espada até serem consumidos, todos os israelitas se voltaram a Ai, e também a feriram à espada.
25E o número dos que caíram aquele dia, homens e mulheres, foi doze mil, todos os de Ai.
26E Yehoshua não retraiu sua mão que havia estendido com a lança, até que destruiu a todos os moradores de Ai.
27Porém os israelitas tomaram para si os animais e os despojos da cidade, conforme a palavra do יהוה que ele havia mandado a Yehoshua.
28E Yehoshua queimou a Ai e reduziu-a a um amontoado perpétuo, assolado até hoje.
29Mas ao rei de Ai enforcou de um madeiro até à tarde: e quando o sol se pôs, mandou Yehoshua que tirassem do madeiro seu corpo, e o lançassem à porta da cidade: e levantaram sobre ele um grande amontoado de pedras, até hoje.
30Então Yehoshua edificou um altar ao יהוה Deus de Israel no monte de Ebal,
31Como Moshê, servo do יהוה, o havia mandado aos filhos de Israel, como está escrito no livro da lei de Moshê, um altar de pedras inteiras sobre as quais ninguém levantou ferro: e ofereceram sobre ele holocaustos ao יהוה, e sacrificaram ofertas pacíficas.
32Também escreveu ali em pedras a repetição da lei de Moshê, a qual ele havia escrito diante dos filhos de Israel.
33E todo Israel, e seus anciãos, oficiais, e juízes, estavam da uma e da outra parte junto à arca, diante dos Sacerdotes levitas que levam a arca do pacto do יהוה; tanto estrangeiros como naturais, a metade deles estava até o monte de Gerizim, e a outra metade até o monte de Ebal; da maneira que Moshê, servo do יהוה, havia lhe mandado antes, para que abençoassem primeiramente ao povo de Israel.
34Depois disto, leu todas as palavras da lei, as bênçãos e as maldições, conforme tudo o que está escrito no livro da lei.
35Não houve palavra alguma de todas as coisas que mandou Moshê, que Yehoshua não fizesse ler diante de toda a congregação de Israel, mulheres e meninos, e estrangeiros que andavam entre eles.
010203040506070809101112131415161718192021222324